A Companhia

Logo

A COMPANHIA MARIONETAS JOÃO COSTA

Companhia de marionetas, bonecos e robertos, fundada em 2011, que integra a MãoZorra Associação Cultural e que surgiu com o objetivo de preservar, promover e inovar o teatro popular de marionetas em Portugal, nomeadamente o teatro D. Roberto ou os Robertos como são vulgarmente conhecidos.
A companhia  apresenta atualmente 3 espetáculos do reportório do teatro D. Roberto, dois de reportório tradicional – “O Barbeiro” e “A Tourada” e um original da companhia “O Caçador”- Novo Reportório do teatro D. Roberto
Respeitanto todas as características do teatro tradicional, propomo-nos a inovar e introduzir no teatro de D. Roberto novas cenas e técnicas, fazendo com que este possa ser visto, não só como teatro de rua e popular, mas também como um excelente espetáculo de sala , onde a manipulação e detalhes técnicos se realçam.

Dentro desse objetivo a companhia (re)produz a peça do “Barbeiro” (quando apresentado em sala) com cerca de 30 a 35 minutos de duração, podendo mesmo chegar aos 40 dependendo da interacção do público. Coisa única no teatro D.Roberto, visto que na generalidade as peças não têm mais de 15 minutos.
O Vídeo Clip realizado para os TV RURAL é também um exemplo na procura da inovação deste tipo de teatro.

Na sua peça da Tourada, João Costa é o único bonecreiro que consegue sozinho ter em cena 5 personagens ao mesmo tempo. A criação de uma marioneta única e original da companhia representando 3 forcados em fila permitiram transformar e inovar a tradicional Tourada, sem se perderem as suas caracteristicas fundamentais.
Na sua peça original “O Caçador”, a companhia aborda um tema bastante popular e tradicional em Portugal, a caça, introduzindo ao mesmo tempo um sátira política através de uma personagem “O Coelho”, mantendo todas as características humorísticas do teatro D. Roberto, aliada a uma manipulação cuidada e minuciosa.

Desde 2011 que a companhia participa em diversos festivais e encontros nacionais e procura alargar as suas participações a nível internacional.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DSC_0980
Photo by David Lopes
 
JOÃO COSTA
O contacto de João Costa com as marionetas iniciou-se no ano de 2005 com a realização de um workshop de “Titeres de Cachiporra” desenvolvido por Toni Rumbau no Museu da Marioneta em Lisboa. Desde esse ano que João Costa mantém um contacto muito próximo com o mundo dos bonecos. No ano seguinte teve oportunidade de assistir a um espectáculo “clássico” de marionetas: “O Barbeiro”, peça do teatro Dom Roberto que lhe trouxe à memória vagas recordações de infância e uma vontade enorme de um dia, poder ser ele mesmo um bonecreiro e assim contribuir para a preservação de uma arte cénica tão antiga. Foi então que no ano de 2010 surgiu a oportunidade de se poder dedicar a esta arte. A mestria e motivação de José Gil também ele bonecreiro foi fundamental para desenvolver o seu trabalho.

Em 2011 viajou/viveu pela América Central, durante seis meses o teatro Dom Roberto acompanhou-o nas suas aventuras. Desde o México, onde em Abril fez uma apresentação de “O Barbeiro” no Festival Títerias 2011 na Cidade do México, passando pela Guatemala e Nicarágua, onde teve diversas e riquíssimas experiências até ao Panamá! Desenvolveu variados espectáculos de rua, associações, centros culturais e municípios e a sua experiência “mais arrepiante” como referiu, foi a de “ter dado um espetáculo do teatro Dom Roberto numa comunidade zapatista na montanhas de San Cristobal” (distrito de Chiapas, México). O contacto com outros marionetistas deste continente permitiram-lhe trocar experiências para melhorar e desenvolver a sua técnica, ao mesmo tempo que contribuiu para a divulgação do teatro Dom Roberto pelo mundo. Na Guatemala, onde permaneceu cerca de mês e meio, contactou e trocou experiências na cidade de Antigua com a companhia La Charada Teatro, onde Rodolfo de Léon iniciou a sua aventura como titiritero de El Charlatán, uma versão “Guatemalteca” de pulchinela realizada por este marionetista.

Atualmente promove o teatro D. Roberto, com novas histórias e explora outros caminhos no mundo das marionetas! Depois de realizar o  vídeo clip “Faz te um Homem Rapaz” dos Tv Rural, de ter (re)produzido “O Barbeiro” e “A Tourada” e criado “O Caçador” Novo reportório do teatro D.Robert, João Costa é director Artístico do Festival – O ESTAR – EncontroS de Teatro e Animação de Rua em Odeceixe, Aljezur.

Foto de rosto

Leave a comment